Você pode amar seu gato, mas pode não estar totalmente ciente de quão legal ele – e sua espécie em geral – realmente é. Por exemplo, você sabia que os gatos têm um órgão extra que lhes permite sentir os cheiros? Ou que desenvolveram o miado como forma de se comunicar exclusivamente com humanos?

Claramente, há mais em seu amiguinho felino do que aparenta. Então, para ajudá-lo a apreciar completamente como os gatos são incríveis, pedimos aos profissionais de cuidados com gatos no Care.com – a saber, babás de gatos , pensionistas e tratadores – para compartilhar suas curiosidades favoritas sobre essas criaturas místicas. Em seguida, reunimos uma lista das 101 curiosidades mais divertidos sobre gatos que você pode compartilhar com seus amigos e familiares.

Fatos Sobre Anatomia e Fisiologia de Gatos

  1. O genoma de um gato doméstico é 95,6 por cento do tigre , e eles compartilham muitos comportamentos com seus ancestrais da selva, diz Layla Morgan Wilde , especialista em comportamento felino e fundadora do Cat Wisdom 101. Esses comportamentos incluem marcação de cheiro por arranhões, brincadeira de presa, perseguição pouncing, chinning e marcação de urina.
  2. Acredita-se que os gatos são os únicos mamíferos que não sentem o sabor doce .
  3. Os gatos são míopes , mas sua visão periférica e noturna são muito melhores do que a dos humanos.
  4. Os gatos devem ter 18 dedos (cinco dedos em cada pata dianteira; quatro dedos em cada pata traseira).
  5. Os gatos podem pular até seis vezes o seu comprimento.
  6. As garras dos gatos se curvam para baixo, o que significa que eles não podem escalar árvores de cabeça para baixo . Em vez disso, eles têm que recuar no porta-malas.
  7. As clavículas dos gatos não se conectam aos outros ossos, pois esses ossos estão enterrados nos músculos dos ombros.
  8. Os gatos têm 230 ossos , enquanto os humanos têm apenas 206.
  9. Os gatos têm um órgão extra que lhes permite sentir os odores no ar, e é por isso que o seu gato fica olhando para você com a boca aberta de vez em quando.
  10. Os gatos também têm bigodes na parte de trás das patas dianteiras.
  11. Os gatos têm quase o dobro de neurônios em seu córtex cerebral do que os cães.
  12. Os gatos têm os olhos maiores em relação ao tamanho da cabeça de qualquer mamífero.
  13. Os gatos fazem muito pouco barulho quando caminham . As almofadas grossas e macias em suas patas permitem que eles se aproximem sorrateiramente de suas presas – ou de você!
  14. As línguas ásperas dos gatos podem lamber um osso e limpar qualquer pedaço de carne.
  15. Os gatos usam suas longas caudas para se equilibrar quando estão pulando ou caminhando ao longo de saliências estreitas.
  16. Os gatos usam seus bigodes para “sentir” o mundo ao seu redor, em um esforço para determinar em quais pequenos espaços eles podem caber. Os bigodes de um gato geralmente têm a mesma largura de seu corpo. (É por isso que você nunca, NUNCA deve cortar seus bigodes.)
  17. Os gatos andam como camelos e girafas : movem primeiro os dois pés direitos, depois os esquerdos. Nenhum outro animal anda assim.
  18. Gatos machos são mais propensos a ter patas esquerdas , enquanto as fêmeas são mais propensas a ter patas direitas.
  19. Embora os gatos possam notar os movimentos rápidos de suas presas, muitas vezes lhes parece que os objetos que se movem lentamente estão, na verdade, estagnados .
  20. Alguns gatos são ambidestros , mas 40% têm patas direita ou esquerda.
  21. Alguns gatos podem nadar .
  22. Existem gatos que têm mais de 18 dedos. Esses felinos extra-digitos são chamados de ” polidáctilos “.
101 curiosidades sobre o seu felino que você vai adorar
101 curiosidades sobre o seu felino que você vai adorar

Curiosidades Sobre Saúde e Bem-estar de Gatos

  1. A média de vida de um gato aumentou em um ano entre 2002 e 2012, de acordo com um estudo do Banfield Pet Hospital .
  2. De acordo com o The Huffington Post , os gatos normalmente dormem de 12 a 16 horas por dia.
  3. Os gatos são crepusculares , o que significa que são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer.
  4. Os gatos são criaturas fastidiosas quanto ao seu “banheiro”. Se você tiver mais de um gato, deverá ter uma caixa sanitária para cada um .
  5. Os gatos podem passar até um terço de suas horas de vigília se preparando.
  6. Os gatos vivem mais quando ficam dentro de casa .
  7. O ronronar dos gatos  pode ser um comportamento que acalma a si mesmo , pois eles fazem esse barulho quando estão doentes ou angustiados, bem como quando estão felizes.
  8. Os gatos recusam uma comida desagradável a ponto de morrer de fome.
  9. Apesar da crença popular, muitos gatos são realmente intolerantes à lactose .
  10. As gatas têm a capacidade de engravidar quando têm apenas 4 meses de idade !
  11. Uvas e passas , assim como cebolas, alho e cebolinhas , são alimentos extremamente prejudiciais para os gatos. Uvas e passas podem causar insuficiência renal – embora o raciocínio por trás disso não seja claro. Enquanto isso, a cebola, o alho e a cebolinha causam estragos no sistema gastrointestinal do seu gato e podem causar anemia.
  12. Se você mantiver seu gato ativo durante o dia , ele dormirá melhor à noite. Se você não está alimentando seu gato de graça, também pode ajudá-lo a ter uma boa noite de sono fornecendo-lhe uma refeição noturna substancial .
  13. Acredita-se que a erva-do-gato produz um efeito semelhante ao LSD ou à maconha em gatos. Os efeitos da nepetalactona – a substância química da erva-dos-gatos que pode deixar os gatos loucos – desaparecem em 15 minutos e não voltam à superfície por algumas horas, mesmo que o gato permaneça na distância para farejar.
  14. Os gatinhos podem ser esterilizados ou castrados quando têm apenas oito semanas de idade. Se possível, esses procedimentos devem ser realizados nos primeiros 5 meses de vida do seu gato.
  15. Os gatos machos consertados precisam de menos calorias para manter o peso.
  16. A esterilização e a castração podem prolongar a vida de um gato. O estudo do Banfield Pet Hospital descobriu que machos castrados vivem em média 62% mais do que gatos não castrados e fêmeas castradas vivem em média 39% mais que gatos não castrados.
  17. O processo de preparação do seu gato estimula o fluxo sanguíneo para a pele, regula a temperatura corporal e o ajuda a relaxar.
Como se comunicar com o seu gato! Confira estas curiosidades e dicas.
Como se comunicar com o seu gato! Confira estas curiosidades e dicas.

Curiosidades e Dicas Sobre Como se Comunicar Com Gatos

  1. Um gato com cauda em forma de ponto de interrogação pergunta: “Quer brincar?”
  2. De acordo com Wilde, um piscar lento é um “beijo de gatinho”. Este movimento mostra contentamento e confiança.
  3. Os gatos têm um “vocabulário” único com seu dono – cada gato tem um conjunto diferente de vocalizações, ronronados e comportamentos.
  4. Os gatos têm até 100 vocalizações diferentes  – os cães têm apenas 10.
  5. Os gatos acham ameaçador quando você faz contato visual direto com eles.
  6. Os gatos marcam você como seu território quando esfregam seus rostos e corpos contra você, pois têm glândulas odoríferas nessas áreas.
  7. Os gatos podem bocejar como forma de terminar um confronto com outro animal. Pense nisso como um gesto de “falar com a mão”.
  8. Sibilar é defensivo, não agressivo, diz Wilde. “É uma expressão de medo, estresse ou desconforto de um gato ameaçado comunicando ‘fique longe’”, diz ela.
  9. Se os gatos estão brigando, o gato que está sibilando é o mais vulnerável, diz Wilde.
  10. Se o seu gato se aproxima de você com uma cauda reta, quase vibrante , isso significa que ele está extremamente feliz em vê-lo.
  11. Amassar – que algumas pessoas chamam de “fazer biscoitos” – é um sinal de contentamento e felicidade. Os gatos amassam as mães durante a amamentação para estimular a descida do leite.
  12. Miar é um comportamento que os gatos desenvolveram exclusivamente para se comunicarem com as pessoas.
  13. Quando um gato vira e expõe a barriga, nem sempre é um convite para uma massagem na barriga. Um gato faz isso quando está relaxado e mostrando confiança.
  14. Quando os gatos o atingem com garras retraídas , eles estão brincando, não atacando.
  15. Quando os cães abanam o rabo, podem estar expressando felicidade. Mas este não é o caso dos gatos! Quando seu gato abana o rabo , é a forma de avisá-lo de que você está dando nos nervos.
  16. Quando o seu gato enfia a bunda na sua cara , ele o faz como um gesto de amizade.
  17. Bigodes também são bons indicadores do humor de um gato . Quando um gato está com medo, ele coloca seus bigodes de volta. Mas quando um gato está em modo de caça, ele põe seus bigodes para frente.
  18. Seu gato pendura o rabo sobre outro gato, seu cachorro ou você como um símbolo de amizade.
Curiosidades sobre o comportamento dos gatos.
Curiosidades sobre o comportamento dos gatos.

Curiosidades sobre os comportamentos dos gatos – e por que eles acontecem

  1. Os gatos são muito exigentes com suas tigelas de água ; alguns preferem ignorar totalmente suas tigelas em favor de beber da torneira da pia.
  2. Os gatos cuidam de outros gatos – e às vezes pessoas – em um ritual chamado allogrooming .
  3. Os gatos gostam de dormir em coisas que cheiram a seus donos, como travesseiros e roupa suja (ick!).
  4. Os gatos também adoram dormir em cestos de roupa suja , porque são basicamente esconderijos com orifícios para espiar.
  5. Os gatos costumam atacar seus tornozelos quando estão entediados.
  6. Certos gatos enlouquecem por alimentos que você não esperaria, como azeitonas , batatas fritas e o lúpulo na cerveja.
  7. Por alguma razão, os gatos realmente não gostam de aromas cítricos .
  8. Se não conseguir encontrar o seu gato, deve procurar numa caixa ou bolsa , pois estes são alguns dos seus esconderijos preferidos!
  9. Gatos machos que tentam atingir uma fêmea no cio podem apresentar um comportamento muito bizarro – por exemplo, alguns costumam escorregar pelas chaminés!
  10. Muitos gatos gostam de lamber o cabelo recém-lavado de seu dono .
  11. Alguns gatos adoram o cheiro de cloro .
  12. O comportamento de ladrão não é incomum entre os gatos. Eles frequentemente agarram objetos como bichos de pelúcia, espanadores e outras coisas que os lembram de presas .

Curiosidades Sobre Gatos que Fizeram História

  1. Um gato verde nasceu na Dinamarca em 1995. Algumas pessoas acreditam que os altos níveis de cobre nos canos de água próximos podem ter dado a sua pele um efeito azeviche.
  2. Acontece que Abraham Lincoln era um presidente louco! Ele tinha quatro gatos que moravam na Casa Branca com ele.
  3. Maria Assunta deixou seu gato, Tomasso , toda sua fortuna de $ 13 milhões quando ela morreu em 2011.
  4. O gato do presidente Bill Clinton, Socks , era uma das queridinhas da mídia durante o governo Clinton e dizia-se que recebia mais cartas do que o próprio presidente.
  5. Stubbs , um gato malhado laranja de 17 anos, é prefeito do distrito histórico de Talkeetna, no Alasca.

Outros fatos surpreendentes sobre gatos que você não sabia

  1. O estilo de aprendizagem de um gato é quase o mesmo de uma criança de 2 a 3 anos.
  2. O ronronar de um gato vibra a uma frequência de 25 a 150 hertz , que é a mesma frequência com que músculos e ossos se reparam.
  3. Um grupo de gatinhos é chamado de ” kindle “.
  4. Um gato doméstico poderia derrotar o corredor superstar Usain Bolt na corrida de 200 metros.
  5. Cerca de metade dos gatos do mundo reagem ao cheiro da erva- dos-gatos .
  6. Os criadores de gatos são chamados de “ gatis ”.
  7. Os gatos podem ser treinados para ir ao banheiro .
  8. Os gatos podem beber água do mar para sobreviver. (Caso você esteja se perguntando, não podemos.)
  9. Os gatos não têm um tabu sobre o incesto , então eles podem escolher acasalar com seus irmãos e irmãs.
  10. Os gatos sonham , assim como as pessoas.
  11. Os gatos contribuíram para a extinção de 33 espécies diferentes .
  12. Os gatos percebem as pessoas como gatos grandes e sem pelos, diz Wilde.
  13. Os gatos foram trazidos para as Américas na época colonial para se livrar dos roedores.
  14. Substantivos coletivos para gatos adultos incluem “clowder”, “desordem”, “flagrante” e “pounce”.
  15. A impressão do nariz de cada gato é única , assim como as impressões digitais humanas.
  16. Cada gato Scottish Fold no mundo pode traçar sua herança até o primeiro, que foi encontrado na Escócia na década de 1960, diz Cheryl Hogan , criadora da Scottish Fold e presidente do comitê da raça na International Cat Association (TICA).
  17. Não é incomum ver gatos em lojas de alimentos em grandes cidades como uma forma gratuita – e adorável – de controle de pragas.
  18. Gatinhos na mesma ninhada podem ter mais de um pai. Isso ocorre porque a gata libera vários ovos ao longo de alguns dias, quando está no cio.
  19. Os gatos machos são os mais sensíveis à erva-dos- gatos, enquanto os gatinhos com menos de 3 meses não respondem.
  20. A maioria das línguas do mundo tem uma palavra semelhante para descrever o som “miau”.
  21. As pessoas costumam pensar que tropeçaram em um puro-sangue como um vira-lata ou em um abrigo, mas Hogan diz que isso é muito incomum. “Noventa e nove vezes em 100 o que você encontrou na rua não será de raça pura”, diz ela. “Muito raramente os criadores vendem gatinhos que ainda não foram esterilizados ou castrados”, pois os gatos de raça pura precisam atender a padrões muito rígidos.
  22. Cerca de 700 milhões de gatos selvagens vivem nos Estados Unidos, e muitos abrigos mantêm programas de liberação de esterilização para evitar o crescimento populacional.
  23. Estudos sugerem que os gatos domesticados apareceram pela primeira vez por volta de 3600 aC
  24. O primeiro vídeo de gato conhecido foi gravado em 1894.
  25. Existem cerca de 88 milhões de gatos de estimação nos Estados Unidos, o que os torna o animal de estimação mais popular do país!
  26. Duzentos gatos selvagens rondam o parque da Disneylândia , fazendo sua parte para controlar os roedores – aqueles que não usam roupas engraçadas e falam com voz estridente.
  27. Gatos brancos com olhos azuis são propensos à surdez.

Originalmente escrito por Amy Kuras. Atualizado por Alexa Gahan, Katie Bonadies e Kayla King em 30 de junho de 2017.

Deixe um comentário